Blog

Portas de madeira: como utilizá-las na decoração da casa?

Você já deve ter ouvido muitas vezes que a primeira impressão é a que fica. Isso vale também para a sua casa ou empreendimento comercial! E a primeira impressão que temos deles são as portas! 

 

As portas são o cartão de visita das casas. Por isso, é preciso escolhê-las com cuidado. Dessa forma, irão refletir a personalidade dos moradores e a decoração de toda a casa. 

 

Vários itens devem ser levados em consideração ao escolher as portas como itens de decoração para sua casa. Assim, preparamos esse artigo para te auxiliar nesse processo de escolha. Continue a leitura para descobrir como escolher as portas como itens de decoração. 

 

Materiais para portas

 

O primeiro passo é definir o material e o modelo das portas da sua casa. Existem portas fabricadas em diferentes materiais. Primeiramente, é preciso levar em consideração o local de instalação dessas portas. O mesmo vale ao escolher que tipos de portas instalar na sua casa. 

 

As portas de madeira podem ser instaladas em qualquer tipo de ambiente. Para isso, é importante garantir que sejam portas de qualidade. Além disso, adequadas para o ambiente que será instalado. 

 

Por exemplo, portas de entrada precisam ser resistentes às intempéries como vento, sol e chuva. Já as portas para banheiro não precisam resistir ao sol e ao vento, mas devem resistir à umidade. 

 

Portanto, para escolher uma porta de madeira de qualidade, é importante verificar a tabela do PSQ-PME. Nela, estão todas as portas certificadas pela ABNT de acordo com sua finalidade e resistência. 

 

Além disso, existem ainda outros tipos de materiais para portas, como alumínio, ferro, aço, vidro e PVC. Cada um deles possui vantagens e desvantagens. Por isso, é preciso pensar em qual estilo de decoração você quer para sua casa. Depois, escolha o material que melhor se adapta ao seu estilo.

 

Modelos de portas que ajudam na decoração

 

Já os modelos de portas também podem ser variados. Para as portas de entrada, um modelo muito procurado é a porta pivotante. Além de elegantes, elas são maiores, ideais para causar uma primeira impressão impactante para sua residência.

 

Por outro lado, para ambientes internos pequenos, é possível inserir portas de correr. Assim, além da decoração, as portas ajudam a otimizar o espaço. 

 

Do mesmo modo, as portas camarão também ajudam a aproveitar melhor o espaço. E ainda, transmitem muita elegância. A porta camarão possui duas ou mais folhas unidas por dobradiças. Por isso, são diferentes das sanfonadas e dão um toque especial ao ambiente.

 

Outros modelos que ajudam na decoração são as portas com vidro e com veneziana. Elas trazem iluminação natural a um ambiente. E no caso das venezianas ajudam na ventilação dos ambientes. Assim, além de deixarem os ambientes bonitos, essas portas também são muito funcionais. 

 

Escolha das cores das portas

 

Para complementar a decoração, as portas podem ser de diferentes cores. Se você quer dar um toque divertido ao ambiente, pode optar por uma cor alegre, como o amarelo, por exemplo.

 

É importante escolher cores que estejam em harmonia com o restante da decoração. Assim, se as paredes estiverem em tons neutros, é possível utilizar cores mais vibrantes nas portas. 

 

Mas, se você quer um ambiente colorido, aposte em paletas de cores harmoniosas. Para facilitar, você pode buscar pelo círculo cromático, para utilizar cores complementares ou análogas. 

 

Assim, você deixa o ambiente estiloso e com personalidade, mas sem exageros. 

 

Outra forma de ousar, mas sem sair do clássico, é utilizar portas pretas. Elas trazem elegância, sofisticação e combinam com vários estilos de decoração.

 

Portas brancas: o clássico nunca sai de moda

 

Agora, se você é do time que não abre mão do clássico, a cor da vez é o branco! Elas são atemporais, elegantes e clean. E ainda, dão a sensação de um ambiente mais claro, dando também a sensação de amplitude.

 

As portas brancas combinam com diferentes estilos, desde os mais tradicionais aos mais modernos. Além disso, ao utilizar portas brancas, é possível ousar nas cores e elementos para a decoração do ambiente.

 

A Vert possui modelos na cor branca, com diversas opções de frisos.  Os modelos de portas frisadas dão mais charme e elegância para a sua casa. Com elas, é possível ter uma decoração harmoniosa e elegante. Bem como pode deixar sua personalidade no ambiente, ao unir ela aos outros elementos da decoração.

 

Portas de madeira como item de decoração

 

As portas de madeira são muito versáteis. Por isso, se adaptam a ambientes externos e internos e aos mais diferentes estilos de decoração. Desde os mais rústicos aos clássicos e modernos.

 

Para garantir a qualidade das portas de madeira, invista em portas certificadas pela ABNT. As portas Vert são certificadas e tem sua qualidade comprovada! Por isso, conheça nossos produtos e veja quais se adequam melhor ao estilo da decoração de sua casa ou ambiente comercial!

 

Quer saber mais sobre portas e decoração? Fique de olho em nosso blog!