Blog

Instalação de portas: como fazer corretamente

Que as portas são elementos essenciais em uma casa todo mundo já sabe, mas além de garantir a segurança e proteção do imóvel, ela também tem o papel de trazer personalidade e estilo. Logo a instalação deve ser feita corretamente para que ela cumpra seu papel estético e de proteção.

 

Mas afinal, como é feito o processo de instalação? O que é preciso para realizar esse procedimento? E qual o momento para a instalação. Descubra neste texto.

 

Instalação das portas

 

É comum o responsável pela obra solicitar a entrega das portas antes do prazo correto para evitar o furto de louças, metais e materiais de elétrica e hidráulica da obra. Uma solução é utilizar uma porta provisória para proteger os bens.

 

A melhor hora para a instalação das portas é quando a obra já foi finalizada, pois antes disso é muito provável que muitas pessoas circulem pelo imóvel, tendo chances da porta ser danificada.

 

A instalação de portas e batentes não é tarefa fácil, deve ser realizada por profissionais capacitados, que promovam uma instalação correta e alinhada para que você não tenha problemas futuros com mau funcionamento, diminuindo assim a sua vida útil.

 

Contudo, os kits montados da Vert trazem a facilidade que você precisa para instalação de portas, com o passo a passo a seguir a empreitada fica muito mais intuitiva e simples.

 

  1.       Vão da porta – verifique se o vão está com a geometria perfeita, conferindo esquadro, prumo e nível.
  2.       Fixação provisória – é necessário utilizar  cunhas entre o vão e o marco da porta para o seu correto enquadramento.
  3.       Fixação permanente – Se a fixação for com espuma expansiva, será necessário regular a aplicação para evitar expansão excessiva.  No ponto de aplicação, borrife água para que a espuma crie ancoragem e fixe o kit de forma correta. 
  4.       Retire as cunhas e travas – após o período de cura da espuma, retire as cunhas usadas entre o marco da porta e o vão.
  5.       Elimine os resíduos – recorte o excesso de resíduos de espumas e então retire as peças provisórias de travamento da porta.  Após essa etapa, a porta pode ser desembalada.
  6.       Realize ajustes – Confira o funcionamento da folha e faça eventuais ajustes das ferragens e folgas da porta.
  7.       Instale os acessórios – Neste momento deve ser instalada a fechadura, caso não tenha vindo fixada de fábrica.  Coloque o cilindro, maçaneta e rosetas de acabamento.
  8.       Instale os alizares (vistas) – Instale primeiramente a cabeceira do alizar para posteriormente fazer a medição para o recorte das pernas. 

 

Confira a abertura e fechamento e o acabamento.  Não esqueça de utilizar os EPI’S necessários para sua segurança.  Sempre dê preferência para portas que possuem certificação de qualidade da ABNT.  A Vert possui diversos certificados para suas portas, com diferentes desempenhos, cada um para atender uma necessidade específica da sua casa.

 

Se você adquirir um kit desmontado, entre em contato com um técnico especialista no assunto, seguindo as instruções de montagem do modelo.  A Vert possui uma equipe treinada e pronta para lhe atender em sua obra.  Escolha um produto da Vert, e tenha uma porta certificada com desempenho comprovado.

 

Obtenha mais dicas sobre porta e decoração, conferindo os outros posts do blog da Vert!