Blog

Certificação de portas de madeira: qual a importância de adquirir um produto certificado junto a ABNT?

A escolha dos detalhes que irão compor um projeto residencial ou empresarial é parte fundamental para o sucesso da obra. Além da estética, é preciso estar atento à qualidade dos produtos que você adquire. Por isso, depois de escolher o tipo de porta ideal para o seu estilo e ambiente é preciso escolher portas produzidas com qualidade. Para isso, existem programas de certificação de portas. 

 

Para garantir que o consumidor tenha acesso aos melhores produtos, a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) desenvolveu o Programa Setorial de Qualidade de Portas de Madeira para edificações (PSQ-PME). Esse programa visa assegurar que as portas estejam adequadas a ABNT-NBR 15930.

 

O que o PSQ-PME atesta?

 

O PSQ-PME é um programa da Abimci, através do seu Comitê de Portas. Ele abrange todo o território nacional e representa os fabricantes de portas de madeira do Brasil. A Abimci está à frente do CB-31 – o comitê brasileiro da madeira da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Eles estudam, elaboram e revisam as normas brasileiras para produtos de madeira. 

 

O programa setorial de qualidade de portas de madeira para edificações realizado pela Abimci garante produtos feitos de acordo com as normas técnicas da ABNT, bem como portas de madeira com certificação reconhecida pelo Inmetro. Ou seja, você tem a certeza de estar adquirindo um produto de qualidade.

 

O programa tem como objetivo incentivar a produção de portas que estejam adequadas às normas técnicas e a melhoria contínua dos produtos oferecidos ao consumidor. Além disso, dá garantia do produto adquirido ao consumidor. 

 

Por isso, as empresas participantes do PSQ-PME possuem um Sistema de Gestão da Qualidade das indústrias e passam por auditorias. Assim, garantem que os documentos que comprovam a qualidade da fabricação do produto estarão atualizados, bem como os funcionários devidamente treinados para garantir a qualidade das portas de madeira. 

 

Dessa forma, as empresas que participam do programa poderão ter maior facilidade em receber o certificado da ABNT-NBR 15930.

 

O que é a ABNT-NBR 15930?

 

A NBR 15930 é a norma para portas de madeira. Ela especifica os perfis de desempenho que uma porta de madeira deve ter, conforme aplicação e uso. 

 

Essa norma estabelece 5 categorias de desempenho para as portas de madeira. São elas:

 

PIM – Porta Interna de Madeira: podem ser utilizadas em áreas secas e internas, como passagens, dormitórios e salas internas.

PIM RU – Porta interna de madeira resistente à umidade: adequada à ambientes internos com chance de receber umidade, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

PEM – Porta de Entrada de Madeira: são utilizadas onde há a divisão de área comum com área privada, como portas de apartamento ou quartos de hotel.

PEM RU – Porta de Entrada de Madeira Resistente à umidade: semelhantes às portas PEM, contudo, mais resistentes à umidade. Essas portas precisam estar protegidas da radiação solar direta e da chuva.

PXM – Porta Externa de Madeira: são portas adequadas para entrada das edificações, pois são resistentes às intempéries do tempo, como incidência direta de sol, chuva e vento. 

 

Além disso, a ABNT exige níveis mínimos de desempenho por ocupação e uso. Eles indicam em que tipo de edificação as portas poderão ser instaladas. Portas com desempenho mínimo são recomendadas para ocupações privadas, como projetos residenciais. 

 

Aquelas que atingem desempenho intermediário podem ser utilizadas em ambientes corporativos e hotelaria, bem como em projetos residenciais de alto padrão. 

 

Por fim, as portas com desempenho superior são recomendadas para ocupações públicas, como ambientes hospitalares, institucionais, educacionais e de esportes. 

 

Como as portas são testadas?

 

As portas passam por ensaios para garantir que o melhor produto seja indicado ao cliente, de acordo com sua necessidade. Elas passam por testes que avaliam sua resistência à umidade e ensaios mecânicos que testam manobras anormais, como resistência ao fechamento da porta com obstrução, fechamento brusco, entre outros. 

 

Ainda, são realizados testes que verificam o isolamento sonoro e resistência ao fogo das portas. 

 

Qual o processo de certificação?

 

O processo de certificação começa com a auditoria do Sistema de Gestão de Qualidade da empresa e a coleta das portas para testes, de forma aleatória.

 

Depois disso, os produtos são testados em laboratório para verificar se atendem aos requisitos da NBR 15930. Quando são aprovados na auditoria e nos testes, a ABNT concede o selo de aprovação ao produto. 

 

Entretanto, o processo não termina aí. São realizadas auditorias frequentemente para atestar que o Sistema de Gestão da Qualidade esteja em conformidade e, o produto certificado, continue com seu bom desempenho.  Esse processo de manutenção da certificação de portas faz com que a empresa mantenha o padrão de qualidade do produto no qual está certificado.

 

Por que adquirir portas de madeira com certificação?

 

Para assegurar que a porta adquirida é de qualidade, exija certificação ABNT. Laudos técnicos não atestam a qualidade da porta. Isso porque os laudos apenas apontam o desempenho da porta em laboratório. 

 

Enquanto isso, o certificado aponta que a empresa passou por um rigoroso processo de auditoria, assegurando a qualidade do processo de produção. Com isso, o produto final também terá qualidade superior. 

 

Ao comprar um produto com certificação ABNT, você está levando para a sua residência uma porta de madeira feita com as melhores práticas e matérias-primas. 

Por isso, é muito importante que, antes de comprar, você verifique no site da PSQ-PME se o produto possui a certificação ABNT. 

 

A Vert está em constante aperfeiçoamento para garantir a entrega dos melhores produtos ao consumidor. Confira em nosso catálogo os modelos disponíveis para deixar seu projeto ainda mais bonito e com a qualidade exigida pela NBR 15930.