Blog

5 Motivos para escolher portas de madeira

A madeira é um material utilizado na construção civil a muito tempo, ela se adapta e transforma para atender aos gostos e necessidades das pessoas ao longo dos anos.

 

Se tratando de portas de madeira, elas chamam a atenção e se encaixam em vários tipos de projetos, desde os mais ousados até os mais casuais. Se você ainda tem dúvida sobre qual material escolher para a sua porta, aqui vão 5 motivos para você optar pelas portas de madeira em seu projeto. 

 

1 Design moderno 

 

O design das portas de madeira garante elegância em qualquer estilo de decoração. Até porque, são muitas as opções referentes ao design que permitem essa facilidade de adaptação nos projetos.

 

Segundo o site Think Wood, além dos […] seus atributos estéticos, a resistência da madeira, as qualidades acústicas e térmicas e o baixo impacto ambiental proporcionam uma vantagem econômica para projetos de todos os tamanhos que buscam minimizar suas pegadas estruturais e ambientais.

 

Muito além da beleza, as portas de madeira apresentam uma pegada mais ambiental. Assim, o uso não de portas de madeira e de outros móveis e itens do ambiente com este material podem contribuir muito além do visual, sendo uma solução que agrega em várias questões.

 

2 Atemporal

 

Saber escolher os materiais e itens que irão compor o ambiente é essencial para superar as expectativas, além de ser atual e autêntica pelo maior tempo possível.

 

A madeira é atemporal, e se torna peça-chave para os projetos, permitindo trabalhar a criatividade ao máximo ao escolher dentre várias opções de  acabamentos: brilhosos, almofadas, frisadas ou até mesmo ser na cor da madeira natural.

 

Por isso, quando projetar um ambiente com um estilo mais contemporâneo, portas de madeira se tornam referência, já que elas nunca entrarão em desuso ou serão uma tendência antiga.

 

3 Baixa manutenção e alta durabilidade 

 

De baixa manutenção e alta durabilidade, os modelos de portas de madeira são as mais indicadas.

Contudo, um ponto precisa ficar muito claro para que uma porta de madeira tenha essas duas qualidades atendidas, é a questão do processo de fabricação.

 

Ela precisa receber um tratamento adequado para impedir que sofra com ações naturais, cupins ou outros motivos e, além disso, seu acabamento também deve ser bem feito para que agregue mais durabilidade à estrutura como um todo.

 

4 Conforto e aconchego 

 

Em países em que o clima frio é predominante, os ambientes projetados com elementos em madeira são comuns, já que ela é um material que contribui para a questão térmica.

 

O conforto também é evidenciado,  já que a madeira está conectada com a questão térmica do material. Um exemplo para compreendermos melhor é se compararmos uma porta de madeira com uma de metal, se tocarmos nela, ela estará fria, causando uma sensação até mesmo desagradável. Se tocarmos na porta de madeira, ela estará neutra ou até mesmo aquecida. Isso claro, dependendo do ambiente na totalidade.

 

O que queremos dizer é que até mesmo os elementos do espaço impactam no quanto ele trará a sensação de ser “frio” ou “quente”.

 

Mesmo se você preferir um ambiente mais “frio” não precisa abrir mão da porta e outros itens de madeira. Basta trabalhar em conjunto com elementos de metal e assim equilibrar a sensação do ambiente.

 

Agora, se você quer um espaço aconchegante que transmita e proporcione total aconchego, opte pela madeira na porta e nos móveis e também utilize tecidos que contribuam para essa sensação de conforto buscada

 

5 Material sustentável 

 

A sustentabilidade mais do que nunca tem permeado os mais diversos setores e segmentos. Isso porque, ela é uma responsabilidade de todos. Com práticas sustentáveis busca-se minimizar os impactos ambientais.  A madeira utilizada nas portas da Vert, por exemplo, são oriundas de florestas renováveis, sendo fundamental para a diminuição de CO2 ao meio ambiente.

 

Precisamos nos atentar para projetar ambientes alinhados às questões do meio ambiente, mais que uma questão de moda, uma necessidade.

 

Esses são motivos suficientes para a vermos como uma aliada na questão de design, durabilidade e sustentabilidade.

 

Obtenha mais dicas sobre porta e decoração, conferindo os outros posts do blog da Vert!