Blog

Porta camarão - Conheça os principais detalhes desse modelo de porta.

 

Seja em casas ou apartamentos, queremos sempre aproveitar os espaços do nosso ambiente da melhor forma, além é claro, de deixá-lo aconchegante e elegante.

 

A porta camarão, também conhecida como porta articulada, se tornou um modelo bastante requisitado, afinal, ela traz diversos benefícios para aqueles que optam por adquiri-la.

 

No texto a seguir, iremos te explicar algumas das principais características desse tipo de porta, assim você irá entender um pouco mais sobre o porquê ela faz tanto sucesso. Acompanhe!

 

Características da Porta Camarão

 

A porta camarão é conhecida pela sua marcante forma de abrir. Ela desliza sobre um trilho (superior ou inferior) e possui dobradiças em seu centro. Esse mecanismo permite que a porta tenha duas ou mais folhas, que se dobram e ficam uma paralela à outra nas laterais do vão.

 

Mais do que demonstrar o local de passagem, as portas podem desempenhar um papel de destaque na decoração. Seja por meio de cor ou de textura, elas são capazes de render combinações perfeitas nos mais diversos ambientes da sua casa.

 

É bastante utilizada para dividir e economizar espaço em algumas áreas de uma residência e pode ser encontrada em diferentes materiais como: madeira, alumínio, aço e vidro.

Porta

 

Vantagens da porta camarão

 

Além de transmitir muita elegância e sofisticação, a porta camarão, sem dúvida, tem como principal objetivo a economia de espaço. Ela permite que você otimize lugares pequenos, separando, por exemplo, ambientes como banheiro e áreas de serviço, sem precisar perder importantes centímetros com a abertura e fechamento de portas tradicionais.

 

Outra vantagem que vale a pena mencionar é a sua versatilidade. Esse modelo de porta pode ser usado internamente em quartos, salas, banheiros e até mesmo na cozinha.

 

  • Quartos: Nos quartos, geralmente a porta camarão é utilizada na varanda ou sacada, para permitir que ambiente se conecte com a paisagem externa.
  • Salas: Nas salas, permite separar e integrar dois ambientes. Uma ótima opção é utilizá-la para integrar a sala ao jardim ou varanda, por exemplo.
  • Banheiros: Nos banheiros o ideal é utilizá-la no box, afinal, sua vedação não é tão eficiente e os odores podem acabar indo para outros cantos da casa (caso seja instalada como porta de entrada deste local).  Você deve se atentar sobre o material ideal para cada ambiente, devido ao contato com água e umidade.
  • Cozinha: A versatilidade das portas camarão as torna capazes de atuar não somente em ambientes, mas também em armários. O mais recomendado na cozinha é aproveitar seu uso justamente para esse fim.

 

É importante lembrar que para áreas externas, como varandas e terraços, é necessário investir em portas mais rígidas, que garantam uma vedação de maior qualidade, evitando a entrada de chuva, vento e poeira, por exemplo. Nesse quesito, a porta camarão não é a mais recomendada.

 

 

Porta camarão ou porta sanfonada?

 

É muito comum a confusão entre esses dois tipos de porta, já que, em alguns aspectos elas podem ser bem semelhantes.

 

Ambas são ideais para a economia de espaço, porém, a principal diferença entre elas é que a camarão é formada por duas ou mais folhas unidas por dobradiças, enquanto a sanfonada é uma só dobrada em partes menores.

 

Se você gostou desse conteúdo e quiser saber mais sobre os diversos tipos de portas presentes no mercado, é só acompanhar o nosso blog!