Blog

Portas de madeira com veneziana ou portas com vidro: qual melhor para meu projeto?

Ao escolher o tipo de porta ideal para seu projeto, é preciso levar em consideração vários fatores. O modelo e o material a ser utilizado nas portas da sua casa ou empreendimento devem ser escolhidos com cuidado, pensando sempre onde elas serão utilizadas e o estilo de todo o restante do projeto.

 

Assim, é preciso escolher unindo o estilo ao aspecto prático para o projeto. Cada vez mais pessoas optam por portas que, além de bonitas, sejam funcionais e agreguem praticidade ao projeto. Por isso, as portas de madeira com venezianas e com vidro vêm sendo bastante utilizadas.

 

Se você está em dúvidas sobre qual delas deve escolher o seu projeto, continue a leitura e veja quais os benefícios e diferenças de cada uma. Ao final, você conseguirá definir qual a melhor para as necessidades da sua obra. 

 

Ambiente arejado e iluminado com privacidade: porta com veneziana.

 

As venezianas são frestas inclinadas que permitem ventilação e iluminação sutil, mesmo quando estão fechadas. Elas são muito utilizadas em janelas. Contudo, hoje elas vêm sendo cada vez mais usadas em portas também. 

 

As portas com venezianas podem ser utilizadas em qualquer ambiente. Mas, especialmente, naqueles em que há pouca ventilação e iluminação. 

 

Em lugares muito quentes, elas podem ser uma boa escolha por oferecer ventilação natural. Elas ajudam a arejar e iluminar o ambiente e, mesmo assim, mantêm a privacidade do cômodo. 

 

Por isso, podem ser utilizadas em salas, portas para sacadas e até mesmo em quartos. Assim, você tem a privacidade que deseja. Mesmo assim, desfruta de um ambiente bem arejado e iluminado.

 

Outra vantagem que a porta com veneziana oferece é que, em caso de chuva, faz com que o ar circule e evite excesso de umidade no ambiente.

 

Dessa maneira, elas se adaptam a qualquer que seja o estilo arquitetônico escolhido. Ainda, podem ser encontradas tanto inteiras com arestas, como em espaços menores. As primeiras garantem maior luminosidade, mas não oferecem tanta privacidade. As segundas, oferecem ao mesmo tempo luminosidade e privacidade.  Elas podem ser encontradas em madeira ou plástico.

 

As portas com venezianas em madeira oferecem, além da funcionalidade, muito estilo ao ambiente. Elas são muito versáteis. Isso porque é possível escolher muitos acabamentos para as portas de madeira. Para ambientes externos, é preciso escolher madeiras aprovadas para essa finalidade, que sejam resistentes a umidade e luz solar. 

 

Estilo e luminosidade: portas de madeira com vidro

 

Aliar a resistência das portas de madeira ao vidro pode ser muito útil. Afinal, assim como as portas com venezianas, as portas com adição de vidro oferecem muita iluminação natural ao projeto.

 

Por isso, podem ser utilizadas em diversos ambientes. Em especial naqueles em que é necessário agregar muita luz natural. 

 

Assim, é possível escolher tanto portas com a maior parte em vidro quanto ao contrário, portas com pequenos detalhes em vidro. As portas com maior parte em vidro possuem a desvantagem de pouca privacidade.

 

Por isso, ao utilizá-las, algumas pessoas optam por inserir cortinas também. Contudo, isso só pode ser feito no caso de portas corrediças. Ou ainda, é possível escolher um vidro jateado para assegurar a privacidade. 

 

Outra opção em locais em que é necessário maior privacidade, são as portas com pequenos detalhes em vidro, como a porta Akila, da Vert. Elas oferecem a qualidade e resistência das portas de madeira, com a vantagem de oferecer a luminosidade por meio do vidro.

 

Além disso, as portas com vidro são bastante estilosas e, por isso, dão um ar moderno ao ambiente. Elas podem ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto externos. Assim, podem ser colocadas nas portas de entrada, para sacadas ou mesmo entre ambientes internos. 

 

É preciso, também, atentar-se à qualidade do vidro da sua porta. Escolha materiais de qualidade, como vidros temperados. Assim, você pode evitar acidentes. Da mesma forma, opte por portas de madeira resistentes e adequadas ao ambiente em que ela será inserida. 

 

Porta com veneziana ou com vidro: qual escolher?

 

Como você viu, as duas portas possuem suas vantagens e desvantagens. Ambas podem ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto externos. Além disso, os dois modelos oferecem maior luminosidade aos cômodos. 

 

A porta com veneziana ainda pode ser utilizada em ambientes em que é necessário melhorar a ventilação. 

 

A Vert possui opções de portas com veneziana e portas com vidro. Confira em nosso catálogo as portas especiais e escolha qual se encaixa no seu projeto! Além de beleza, elas possuem certificação de qualidade. 

 

Afinal, a Vert faz parte do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME). Por isso, a fabricação de todas as portas passa por um processo de pesquisa e inovação no seu desenvolvimento. Assim, você não terá dores de cabeça após a compra.