Blog

Dicas para escolher o melhor material para as portas de sua casa

Escolher o material das portas de uma casa é uma etapa muito importante do projeto arquitetônico. Seja ela interna ou externa, o tipo de material irá influenciar no acabamento final da sua construção. Por isso, muitas pessoas costumam ter dúvidas na hora de escolher de qual material as portas serão.

 

Afinal, depois de tantos investimentos que uma obra requer, é preciso cuidar dos detalhes. Assim, sua residência ou estabelecimento ficará do jeito que você sempre sonhou. 

 

Hoje, você encontra portas de diversos materiais, como madeira, metal, ferro, alumínio, aço, entre outros. Mas, em meio a tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil decidir qual a melhor alternativa para a sua construção. 

 

Por isso, apresentamos os tipos de materiais que você pode encontrar para te ajudar a fazer a melhor escolha para suas portas. 

 

Porta de madeira

 

A madeira é um dos materiais mais procurados para confecção de portas. Elas são divididas em madeira maciças, ocas ou semi-ocas. 

 

As de madeira maciça são excelentes para áreas externas, como a porta de entrada. Elas são mais resistentes à exposição ao sol, chuva e umidade. Quando impermeabilizadas também são boas opções para o banheiro. Há também as portas resistentes à umidade, que você pode utilizar em áreas úmidas e tem um custo mais baixo que uma porta de madeira maciça.

 

Já as ocas e semi-ocas são mais indicadas para ambientes internos, como quartos. Isso porque elas são menos resistentes que as de madeira maciça. 

 

Elas podem dar tanto um acabamento mais rústico, quanto moderno ao seu projeto. Irá depender do modelo escolhido e cores. Ainda, é possível encontrar portas de madeira com detalhes em outros materiais. Por exemplo, em ferro, vidro ou até mesmo ambos. 

 

Escolha, também, empresas qualificadas, que tenham responsabilidade social e ambiental. Portas de madeira certificadas garantem a qualidade do produto adquirido

 

Porta de vidro

 

As portas de vidro são bastante utilizadas em ambientes comerciais. Elas oferecem luz natural à sua edificação. Por isso, também podem ser inseridas em ambientes internos.

 

Contudo, é preciso estar atento à qualidade do vidro. Para evitar acidentes, opte por vidros temperados. Eles são mais resistentes e duráveis.

 

Porta de alumínio

 

As portas de alumínio são muito duráveis. Assim, são indicadas para áreas externas. Sua instalação é fácil, por ser um material leve. Entretanto, possui baixo isolamento acústico e térmico. É preciso levar em consideração, também, o projeto da construção como um todo, para que faça sentido com o restante dos acabamentos escolhidos. 

 

Uma variação das portas de alumínio são as portas de ACM (alumínio composto). Elas possuem duas placas de alumínio e um núcleo de plástico polietileno. 

 

Portas de ferro e aço

 

Tanto as portas de ferro quanto as portas de aço são resistentes e seguras. Contudo, ambas necessitam de pinturas constantes para evitar a deterioração do material. Especialmente em áreas onde podem ter maior contato com a água, como em espaços externos. 

 

As portas de aço, assim como as de alumínio, não oferecem bom isolamento térmico e acústico. 

 

Uma diferença entre as portas de ferro e as de aço é que, enquanto as primeiras são pesadas, as de aço oferecem mais leveza ao projeto.

 

Portas de PVC

 

O PVC é um material muito utilizado em ambientes internos. São resistentes, principalmente em ambientes mais úmidos. Assim, sua durabilidade é grande. Não necessitam de pinturas e o maior cuidado deve ser com a sua limpeza. 

 

Existem, também, opções de portas externas em PVC, que oferecem bom isolamento térmico e acústico. Entretanto, as mais comuns são as internas sanfonadas, por terem um custo mais baixo. 

 

Em resumo…

 

Como você viu, é possível encontrar portas fabricadas em vários materiais. Da mesma maneira, existem muitos tipos de portas disponíveis no mercado. 

 

Para fazer uma boa escolha dos materiais, é preciso pensar onde essa porta ficará no seu projeto, seja ele residencial ou empresarial. Em seguida, analisar, juntamente com o responsável pela obra, qual se adequa melhor à sua construção. 

 

As portas em madeira, em especial, oferecem muitos benefícios e se adaptam aos mais diferentes estilos de arquitetura. Além disso, elas podem estar tanto em áreas internas quanto externas. São versáteis e fáceis de encontrar. 

 

Agora que você já conhece os tipos de materiais para portas e sabe como escolher a melhor, conheça também o nosso catálogo. São muitas opções de portas de madeira para você escolher.