Blog

Durabilidade das portas de madeira: dicas de conservação

As portas de madeira são muito duráveis e resistentes. Ainda mais quando você adquire aquelas que são certificadas pela ABNT NBR 15930 e adequadas para o ambiente em que será instalada.

 

Mesmo assim, é preciso alguns cuidados especiais para garantir a durabilidade das portas de madeira. Afinal, elas são parte importante da sua casa, unindo funcionalidade e beleza. Contudo, nem sempre cuidamos delas como os outros móveis e objetos de decoração de nossas casas.

 

Pensando nisso, preparamos essas dicas que irão te auxiliar no cuidado e conservação das portas de sua residência. 

 

Preparação: escolha das portas e acabamentos

 

O primeiro passo para garantir a durabilidade das portas de madeira começa na escolha delas. Existem vários tipos de porta e de madeira para as portas. Bem como diversos tipos de acabamentos para elas. 

 

Ao adquirir portas certificadas pela ABNT, já é possível identificar qual o melhor ambiente para essas portas. Existem as portas PIM, para ambientes internos, PIM RU, também para ambientes internos mas com resistência à umidade. 

 

Ademais, as PEM, portas de entrada e PEM RU, de entrada com resistência à umidade. Por fim, as PXM, portas externas resistentes às intempéries do tempo, como vento, chuva, raios solares e outros. 

 

Além disso, é preciso observar e questionar o fabricante se as portas já estão com impermeabilizante ou se é preciso dar esse acabamento na instalação. Consulte os manuais de instalação da marca para conferir essas informações. 

 

Limpeza

 

Para manter a boa aparência e durabilidade das portas é preciso também cuidar da limpeza delas. 

 

Cada tipo de acabamento requer um tipo de limpeza. Em portas internas não resistentes à umidade, evite contato com água. A água poderá estufar e estragar sua porta de madeira. Retire o pó com um espanador ou uma flanela. 

 

Atente-se a espaços como relevos, para tirar a poeira com cuidado. 

 

Portas envernizadas devem ser limpas com sabão à base de óleo. Deve-se passar o sabão e em seguida retirar o excesso com um pano seco. Já as portas pintadas podem ser limpas com produtos de limpeza doméstica com água. Passe com uma esponja umedecida e em seguida passe um pano seco para retirar o produto e secá-la.

 

Não esqueça, também, de limpar as maçanetas. Como estão em contato constante com as nossas mãos, devem ser limpas com maior frequência. Utilize produtos de limpeza multiuso ou antibacterianos, por exemplo. 

 

Cuide também da limpeza de roldanas e trilhos em portas corrediças. 

 

Manutenção

 

Além da limpeza, é preciso cuidar da manutenção para garantir a durabilidade das portas de madeira. Para portas internas, renove a pintura a cada dois anos. Já para as portas externas, que ficam expostas à umidade, chuva, vento, raios solares e outras intempéries,  o ideal é pintar a cada seis meses.  Porém, você deve verificar com o fabricante qual modelo pode receber pintura.

 

A manutenção das dobradiças também deve ser feita de tempos em tempos. Cuide da limpeza e da lubrificação delas. As dobradiças podem ser lubrificadas com óleo ou grafite. Contudo, com o óleo, é preciso cuidado para não manchar a porta. Por isso, o grafite é mais indicado nesses casos. 

 

É preciso cuidado, também, com pancadas. Elas são as principais causas de marcas e afundamentos que comprometem a durabilidade das portas de madeira. 

 

Outro fator que pode diminuir a vida útil das portas, é a limpeza feita na casa. Evite jogar água em ambientes internos que possam atingir as portas. Afinal, as portas instaladas nesses ambientes, em geral, não são preparadas para receber água diretamente. Também tome cuidado com os raios solares, pois dependendo da porta a pintura pode ficar manchada caso tenha contato direto com o sol.

 

Qualidade e durabilidade das portas de madeira

 

Como você viu, é preciso alguns cuidados para garantir que suas portas de madeira durem por muito tempo. Além da manutenção da pintura, das dobradiças e a limpeza correta, é fundamental escolher a porta adequada para cada local.

 

Por isso, escolha portas de qualidade e com certificação ABNT. Unindo a qualidade e manutenção adequada, você terá uma peça durável em sua residência ou imóvel comercial. 

 

Para garantir que irá escolher uma porta certificada, o PSQ-PME possui uma lista com todos os produtos certificados. Assim, você consegue escolher um produto adequado para cada necessidade da sua residência ou empreendimento.

 

Conte com a Vert para portas bonitas e com qualidade garantida. Elas são desenvolvidas com muita pesquisa, levando em consideração as melhores práticas desde a retirada da madeira até a entrega ao consumidor.

 

Entre em contato conosco e veja como adquirir uma porta Vert!