Blog

Pesquisa e desenvolvimento: entenda os motivos de comprar de uma empresa participante do PSQ-PME

O Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) é um programa coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente, a  Abimci. Ele visa garantir a isonomia competitiva entre os fabricantes de portas de madeira e a qualidade do produto que chega ao consumidor. 

 

O programa tem abrangência nacional e ajuda as empresas a conseguir a certificação da ABNT para portas de madeira. Por isso, o desenvolvimento dos produtos das empresas participantes do PSQ-PME é feito seguindo rigorosos processos.

 

Continue a leitura para entender mais sobre a pesquisa e desenvolvimento que envolvem a fabricação das portas de madeira seguindo as normas do PSQ-PME.

 

Tecnologia e pesquisa

 

O desenvolvimento de portas de madeira de qualidade começa muito antes da produção. Para entregar um produto de qualidade, as empresas investem seus esforços na melhoria da engenharia dos produtos, no desenvolvimento dos fornecedores e testes constantes em laboratório.

 

Isso significa que cada porta produzida envolve muita tecnologia e pesquisa antes de chegar até o consumidor final. Isso porque as empresas estão em busca de novos insumos que melhorem a qualidade das portas. 

 

Assim, é possível que o cliente adquira um produto que além de qualidade, oferece muita segurança e durabilidade. 

 

Pessoas

 

Além de investir na produção com insumos de qualidade, tecnologia na produção e pesquisas para melhorias, as empresas participantes do PSQ-PME também investem em seus recursos humanos. Ou seja, nos seus colaboradores. 

 

Por isso, além de visar atingir o certificado da ABNT, elas também estão sempre em busca do desenvolvimento de quem participa do processo produtivo. 

 

Dessa maneira, as empresas devem investir na capacitação de seus colaboradores. Em especial no que diz respeito à qualidade da fabricação e nos cuidados com a segurança no trabalho.  

As empresas que participam do grupo técnico do PSQ-PME fazem reuniões constantes para compartilhamento de conteúdos técnicos entre diferentes temas relacionados a portas de madeira (Webinar).  Desta forma, todos os envolvidos adquirem um conhecimento fundamental que, quando aplicado na inovação, pesquisa e desenvolvimento fazem com que todo o processo de entrega do produto seja feito com mais qualidade.

 

Na segurança do trabalho, a empresa deve priorizar, além da capacitação, o uso correto e constante dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Levando em consideração a necessidade em cada setor da produção fabril. 

 

Além disso, as empresas preocupam-se com a sustentabilidade na produção da matéria prima. O selo FSC é dado por uma organização internacional que reconhece as empresas que fornecem madeira de maneira responsável, pensando no meio-ambiente e na sociedade. 

 

Por isso, além de adquirir um produto de qualidade, o PSQ-PME assegura que você está adquirindo um produto que foi criado pensando em toda a cadeia produtiva. Desde o plantio e retirada da madeira de maneira sustentável. Além de pensar na segurança e capacitação profissional dos profissionais que estão envolvidos na produção das portas. 

 

Confira o vídeo que a PSQ-PME produziu sobre pesquisa e desenvolvimento para portas de madeira

 

Adquira produtos de qualidade

 

Para assegurar a segurança e qualidade final da sua obra, investigue antes de adquirir as portas de madeira, se elas estão em conformidade com a ABNT NBR 15930.

 

Assim, você garante estar colocando o tipo de porta adequada para o tipo de edificação e o local de instalação da porta. Além de estar levando para a sua obra um produto que teve inúmeras pesquisas para garantir que o melhor seja entregue ao cliente. 

 

Dessa forma, comprando de empresas participantes do PSQ-PME você tem a segurança de estar adquirindo um produto de qualidade, confiança e durabilidade para sua edificação. 

 

A Vert preza pela qualidade de seus produtos em primeiro lugar. Por isso, faz parte do PSQ-PME. Dessa maneira, adota todos os requisitos de tecnologia, pesquisa e nos recursos humanos da empresa. Bem como atende aos requisitos da certificação da ABNT em grande parte de seus produtos. 

 

Assim, ao adquirir um produto Vert, você sabe que está levando o que há de mais moderno e de qualidade para sua casa! Conheça nosso catálogo de produtos ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a escolher o melhor para sua obra.