Blog

Patologias em Portas de Madeira

Conheça os principais fatores que podem influenciar na qualidade das portas e como evitar situações que podem afetar seu desempenho e durabilidade. Boa leitura!

 

Desde o momento em que uma porta passa pelo seu processo produtivo, seu transporte e armazenamento durante a etapa logística, e até o momento da instalação, são necessárias boas práticas e atenção a todas as normas envolvidas durante estes processos para que  o ciclo de vida útil de uma porta seja duradouro. 

 

Vejamos alguns detalhes importantes a serem observados para evitar patologias em portas.

 

Dimensões

 

Não devem ser utilizadas portas fora dos padrões dimensionais, que estejam em desacordo com espessura, altura e largura diferentes das recomendadas. Existem portas especiais, mas mesmo nestes casos prevalecem regras como a de espessura mínima, que nunca pode ser menor 35mm na folha da porta. Consulte os vãos indicados nas normas de portas, ou as empresas que possuem os produtos certificados junto a ABNT.

 

Uso de ferragens subdimensionadas

 

Ferragens em desacordo com as normas comprometem o desempenho e podem causar danos à porta. Cada porta requer ferragens que estejam de acordo com as suas dimensões. Dobradiças devem sempre atender as normas da Abnt NBR 7178, enquanto as fechaduras devem sempre atender as normas da Abnt NBR 14913. Já para especificar a quantidade mínima de dobradiças, temos a NBR 15930-2, ela estabelece dimensões mínimas das dobradiças e fechaduras para os padrões leve, médio, pesado, e superpesado da folha da porta.

 

Local de armazenamento

 

A logística e o armazenamento correto são primordiais para garantir a qualidade das portas. Deve-se sempre ficar atento especialmente quanto ao local de armazenamento das portas, que deve mantê-las devidamente protegidas contra a ação do tempo. Deixá-las sujeitas a umidade, e calor excessivo por exemplo, podem comprometer totalmente a qualidade e desempenho das portas.

 

Vão fora das especificações

 

Os vãos devem estar sempre dentro das dimensões corretas para evitar problemas durante a etapa de instalação das portas. Deve-se seguir as medidas de vãos e observar as tolerâncias indicadas nas normas.

 

Problemas de instalação

 

Todas as vedações devem estar concluídas para evitar a exposição das portas da ação do tempo. Inclusive o vidro nas janelas já deve estar instalado para evitar, por exemplo, situações em que o vento ocasione o fechamento brusco das portas.

 

Limpeza e umidade

 

Limpezas pesadas onde pode ocorrer uso de água em excesso podem danificar as portas que não foram originalmente projetadas para um contato excessivo com a umidade. A absorção de umidade pela porta causa danos internos que não são visíveis no momento, mas que com o tempo aparecem e causam danos graves à porta.

 

Portas com Qualidade e Certificação

 

Procure sempre portas com qualidade e certificação ABNT, como as portas VERT, que possuem esse diferencial que atesta sua incrível qualidade. Conheça agora mesmo o catálogo da VERT com toda a tranquilidade de estar escolhendo um produto certificado.

 

Para saber mais sobre portas, dicas e decoração, acompanhe os conteúdos do nosso blog!

 

Conteúdo baseado no vídeo – PATOLOGIAS EM PORTAS DE MADEIRA da ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente)