Blog

Conquista Vert: Kit PRF 30 certificado pela ABNT!

Depois de muitas pesquisas e alguns anos no processo de certificação, a Vert tem a honra em anunciar que mais um modelo de porta da marca recebeu certificação ABNT. O Kit PRF 30 recebeu a certificação da ABNT NBR 15281:2005. Ela certifica portas corta-fogo para entrada de unidades autônomas e de compartimentos específicos de edificações.

Kit PRF 30 Porta corta-fogo certificada pela ABNT

Poucas empresas brasileiras de portas de madeira possuem essa certificação. Isso demonstra a seriedade e comprometimento da Vert na pesquisa e desenvolvimento de seus produtos. 

 

Entenda como funciona a certificação ABNT NBR 15281 e qual a importância de adquirir uma porta de madeira certificada!

 

A certificação ABNT NBR 15281

 

A certificação da ABNT NBR 15281 é dada aos kit portas corta-fogo que apresentem resultados satisfatórios em todo o processo produtivo e no resultado final da porta. Elas são dividas em três tipos de certificação: PRF-30, PRF-60 e PRF-90.

 

Elas representam o tempo que a porta é capaz de resistir ao fogo. Sendo a PRF-30 resistente por 30 minutos. A PRF-60 por 60 minutos e a PRF-90 por 90 minutos. Isso é possível identificar no selo que a porta carrega. 

 

selo ABNT no Kit PRF 30

 

Inúmeros processos envolvem a auditoria e a certificação. Desde as instalações da fábrica, equipamentos, processos e documentações.

 

O primeiro passo é uma visita técnica da ABNT à empresa. Em seguida, há a auditoria de certificação. Ela analisa vários critérios que envolvem a fabricação da porta de madeira. Desde o sistema de gestão de qualidade da empresa até o controle do processo de fabricação. 

 

Dentro do sistema de gestão de qualidade são avaliados o controle de documentos e registros, treinamentos para a execução das tarefas e ações corretivas para eliminar não conformidades. 

 

Já no processo de fabricação é analisado desde o recebimento da matéria prima pelos fornecedores, até o envio do produto ao consumidor final, sendo avaliado registros de controle da qualidade, carregamento do produto e recebimento. 

 

Em seguida, a produção em si. Ela deve ser feita com equipamentos adequados, instruindo os colaboradores na execução de forma a garantir a qualidade do produto final. Além disso, é necessário um meio de identificar e rastrear o produto durante a produção e depois da entrega.

 

Os ensaios laboratoriais para certificação

 

Depois disso, amostras aleatórias do produto são coletadas para ensaios em laboratório. O produto passa por diversas etapas de análise. A primeira delas é a inspeção visual. Em seguida, tolerância nas dimensões das folhas e batentes. 

 

A terceira etapa é o comportamento da folha submetida a manobras anormais. Logo após, as deformações que ela sofre ao ser submetida a carregamentos. Em seguida, a porta é testada em sua resistência ao impacto de corpo mole, ao fogo e resistência mecânica. Por fim, a sua estanqueidade e isolamento térmico. 

 

Além de todo ensaio técnico para assegurar a capacidade da porta corta-fogo, as portas também passam pelos ensaios previstos na NBR 15930. Por isso, ela também é testada em sua variação nominal e higroscópica, em esforços mecânicos gerais, específicos e de tráfego.

 

Portanto, além da resistência ao fogo, as portas também são testadas na norma geral para a qualidade das portas de madeira. Após todo esse processo é que a empresa recebe a certificação pela porta de madeira. Contudo, é preciso avaliações constantes para a manutenção da certificação. 

 

Por que comprar uma porta corta-fogo certificada?

 

Nós já te contamos aqui no blog, a importância de adquirir portas de madeira certificadas pela ABNT. Elas são testadas de diversas maneiras e a ABNT só fornece o certificado para aquelas empresas que realmente se adequam aos padrões de qualidade exigidos.

 

O mesmo se dá para as portas corta-fogo. Entretanto, no caso dessas portas, a certificação é ainda mais importante. Afinal, trata-se da segurança das pessoas em um ambiente. 

No caso de um incêndio, ter uma porta corta-fogo certificada pela ABNT é fundamental para a garantia de que ela realmente irá funcionar e proteger as pessoas que estão naquele ambiente. 

 

Contudo, não aceite laudo técnico como certificado de qualidade! Apenas com o certificado ABNT terá a certeza de estar adquirindo um produto realmente seguro e de qualidade para a sua edificação. 

 

No site do PSQ-PME você pode conferir a tabela com todos os tipos de certificação que cada empresa fabricante de portas possui. Antes de comprar uma porta para a sua obra, é importante verificar se ela possui certificado da ABNT e em qual categoria. 

 

O Kit PRF 30 da Vert é produzido com materiais importados e ferragens em inox. A porta possui 4,5cm de espessura e pintura ultravioleta. Ela possui resistência ao fogo por 30 minutos.  

 

É um produto que atende a todas as exigências dos bombeiros para portas resistentes ao fogo, e nós possuímos um diferencial: o acabamento deste kit é o mesmo das nossas portas internas e de entrada. Desta forma, quando você adquire as portas da Vert para sua obra, sendo uma delas o Kit PRF 30, você mantém um padrão visual e de qualidade.

 

Assim, oferecendo um excelente desempenho e segurança para os clientes. Entre em contato conosco e veja como adquirir o Kit porta corta-fogo PRF 30 da Vert!