Blog

Como escolher a porta de entrada da casa?

Seja para uma casa, apartamento ou escritório, a hora de escolher a porta de entrada é um momento muito importante, pois ela é um cartão de visitas, e sabemos que a primeira impressão é a que fica. Mas com tantas variedades, como escolher a porta certa? Acompanhe essas dicas a seguir!

 

 

Escolhendo o Estilo da Porta

 

A escolha do estilo da porta vai dizer muito sobre a sensação e o estilo do interior da sua casa, então uma dica importante para começar é ficar atento ao tamanho da sua sala. Escolher uma porta muito ornamentada em um espaço pequeno pode trazer mais atenção para a porta do que o desejado, então nestes casos priorize portas com detalhes mais “clean”, como portas com desenhos e detalhes geométricos e pequenas partes de vidro se quiser trazer mais luz ao ambiente.  Muito importante na hora de escolher o modelo, é não confundir uma porta de entrada para ambientes internos com uma porta externa. Se ela tiver contato com ações climáticas, como sol e chuva, você deverá decidir por uma porta externa, de madeira maciça.

 

 

Material

 

Existem opções de portas em metal, vidro, e as clássicas portas de madeira. Algumas delas até misturam alguns materiais na composição dos detalhes, como é o caso das portas de madeira com detalhes em vidro citadas anteriormente. Portas de madeira são mais indicadas pela sua versatilidade e facilidade em combinar com a maioria dos ambientes residenciais. Leve em consideração além do estilo, questões como segurança e durabilidade. As portas de entrada tem uma estrutura mais reforçada que as portas indicadas para o interior.  Muito importante antes de adquirir a sua, verificar com o fornecedor se ele possui a certificação para este modelo.  Priorize portas como as da Vert, que possuem diversas certificações de qualidade, abrangendo assim todos os ambientes da casa.

 

 

Cores das Portas

 

Criar contrastes valoriza a estética, percebemos muito isso quando nos deparamos com uma elegante porta de madeira de tons mais quentes instalada em uma parede de tons frios. Portas escuras são uma ótima opção para tornar um ambiente mais aconchegante quando são atreladas a uma iluminação amarelada e mais quente. E também temos as clássicas portas brancas, que são elegantes e versáteis, ideais para locais com paredes coloridas ou quando você quer chamar mais a atenção para as cores dos objetos na sua decoração.

 

 

Abertura da Porta

 

Escolha sua porta com muita atenção levando em consideração para que lado a porta abrirá, pois isso determinará onde ficarão as dobradiças. Então, como se trata da porta de entrada, imagine o movimento de abertura de um leque e priorize a abertura que melhor irá revelar toda a beleza da sua sala.

 

 

Batentes e Guarnições

 

Assim como a beleza de uma pintura pode ser evidenciada com uma bela moldura, o mesmo conceito se aplica às portas. Se sua porta for mais ornamentada, uma moldura simples fará com que a porta se destaque ainda mais. Caso seja uma porta mais simples, você também pode fazer uso de uma moldura mais ornamentada. Muita atenção também aos rodapés, pois eles são os elementos que ligam as portas ao piso e ao restante do ambiente.

 

 

Maçanetas

 

Beleza é fundamental, assim como a segurança, então busque uma opção que ofereça equilíbrio. Embora sejam acessórios pequenos, as maçanetas não passam despercebidas, ainda mais se tratando da porta da frente. Existem retangulares, redondas, rústicas, divertidas, elegantes, super detalhadas e também as mais “cleans”. Para acertar, considere o estilo geral da decoração, e escolha um design que “converse” com o restante do ambiente, principalmente os seus móveis. Opções em latão ou bronze antigo se ajustam melhor a portas de cores quentes, já o aço inoxidável e o cromado combinam melhor com opções mais frias. Por fim, também não esqueça de caprichar na proporção, então para portas largas e volumosas, valem grandes puxadores, e nas portas menores, maçanetas pequenas.

 

Agora que você já sabe como escolher a porta perfeita, que tal dar uma olhadinha no catálogo da Vert? Portas de alta qualidade e durabilidade, e com grandes diferenciais de certificação que comprovam sua superioridade.

 

Saiba mais sobre decoração e portas, conferindo os outros posts do blog da Vert!