Blog

Por que não aceitar laudo técnico para portas de madeira? - Diferenças entre laudo e certificado

As portas de madeira são complementos essenciais para uma obra. Seja para uma obra residencial ou comercial, escolher as portas é uma etapa muito importante para o sucesso da construção. Assim, é fundamental aliar beleza e qualidade. 

 

Para isso, a ABNT possui uma norma técnica que atesta a qualidade das portas de madeira. É a NBR 15930. Para receber o certificado de conformidade com a norma técnica, a empresa e o produto passam por uma série de processos a fim de garantir a qualidade dela.

 

Contudo, é comum encontrar produtos com apenas um laudo de qualidade. Para que você não se confunda, vamos explicar qual a diferença entre laudo e certificado para portas de madeira.

 

O Certificado ABNT

 

Para receber o certificado da ABNT NBR 15930, as empresas fabricantes de portas precisam seguir uma série de exigências.

 

Dessa forma, as empresas e seus produtos passam por uma série de auditorias. São recolhidas amostras aleatórias dos produtos para assegurar que todas seguem o mesmo padrão de fabricação. E, portanto, que todas daquele modelo possuem a mesma qualidade. 

 

Essas amostras passam por ensaios laboratoriais para que sejam testadas em vários aspectos, como ensaios de resistência mecânica, estrutural, isolamento acústico e resistência ao fogo. Em seguida, as portas de madeira são classificadas de acordo com o seu desempenho. 

 

Por conseguinte, o cliente saberá o melhor produto a comprar de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, para uma porta onde há risco de contato com água, é preciso adquirir uma porta resistente à umidade.

 

Após passar por essa etapa, a empresa recebe o certificado da ABNT para o produto. Entretanto, ela passa por auditorias constantes para manter a certificação.  Não somente os produtos são auditados, mas todo o sistema de gestão da qualidade da empresa. Dessa forma, garante-se a qualidade do produto.

 

O Programa Setorial de Qualidade para Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) auxilia as empresas a se adequarem às exigências. Mas a certificação de conformidade com a NBR 15930 é emitida apenas pela ABNT.

 

Laudo técnico

 

Os laudos são emitidos pelos laboratórios que realizam os ensaios nas portas de madeira. Nele, estão os resultados dos testes feitos. Contudo, é preciso estar atento! Os laudos não podem ser confundidos com a certificação ABNT.

 

Eles não possuem o relatório de conformidade com a norma. Além disso, a empresa não precisa passar por auditorias no seu processo produtivo para receber o laudo. Portanto, atestam apenas as informações sobre determinado produto, e não todo o lote fabricado. 

 

Para auxiliar os consumidores, o PSQ-PME produziu um vídeo explicativo demonstrando as diferenças entre laudo técnico e certificado para as portas de madeira.

 

Atenção antes de adquirir uma porta de madeira!

 

Para garantir a segurança da sua obra, exija produtos certificados pela ABNT. Como você pôde perceber, o certificado de qualidade emitido pelo órgão garante que você está comprando uma porta de qualidade para sua casa ou empreendimento comercial.

 

Além disso, com ele você consegue adquirir uma porta adequada à sua necessidade. O laudo técnico não é válido como certificação!

 

Por isso, procure uma marca de confiança para essa etapa da construção. A Vert possui produtos certificados pela ABNT NBR 15930. Conheça nosso catálogo e escolha o produto que irá complementar sua obra em beleza e segurança!

 

Entre em contato conosco e saiba como adquirir.