Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o rodapé de madeira

O rodapé de madeira muitas vezes não é considerado na hora de fazer um bom acabamento aos ambientes. Apesar disso, esse item é extremamente importante não só pela sua funcionalidade mas também pela sua contribuição ao embelezar os projetos arquitetônicos.

 

Se você está sempre atento às tendências decorativas e buscando tornar seu lar um lugar aconchegante, moderno e esteticamente interessante, então continue a leitura e descubra o porquê utilizar o rodapé de madeira em seu projeto.

 

Funcionalidade do rodapé 

 

O rodapé de madeira é uma faixa colocada logo acima do piso, utilizado para proteger a área em volta da porta juntamente com a parede, de uma maneira prática e ao mesmo tempo elegante.

 

 O rodapé da Vert é resistente à umidade e além de dar um acabamento entre a parede e o piso, pode formar uma excelente combinação com o kit de porta.  Ele possui canal para esconder fios e cabos, dando um visual mais bonito e sofisticado.  Instalando rodapés na sua casa, você ganha praticidade na hora da limpeza, pois não causará acúmulo de poeira e sujeira no encontro da parede com o piso.

 

Esse item pode conter diversos tipos e tamanhos e se encaixa muito bem com as necessidades de cada consumidor.      

   

Alguns detalhes importantes

 

Existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração na hora de escolher os rodapés, afinal eles interferem no visual da casa ou estabelecimento.

 

Por isso vale seguir as dicas antes de decidir o modelo, assim o acabamento e o material estarão perfeitamente adequados aos ambientes em que serão instalados.

 

A peça possui uma variedade de cores, estilos, formas e texturas. Podem ser retos ou convexos, lisos ou com frisos. 

 

Lembre-se, as cores, texturas e o tamanho devem combinar com o estilo do  restante do ambiente. 

 

Uma boa maneira de trabalhar com o rodapé é optar por materiais e cores que destaquem a diferença entre o piso da habitação. Esse contraste causa um efeito estético cativante.

 

Porque escolher o rodapé de madeira em MDF?

 

Os materiais utilizados na fabricação dos rodapés são muito diversificados, você pode encontrar opções de modelos em: mármore, granito, madeira, porcelanato, cerâmica, MDF etc.

 

Entretanto, os modelos em MDF ganham um destaque já que possuem uma boa qualidade, durabilidade e um menor custo que a madeira comum. Além disso, são fabricados com madeira de reflorestamento, sendo um grande aliado de uma produção sustentável ao meio ambiente. Outro aspecto importante é que esse material não atrai cupins.

 

Geralmente não são muito recomendados em áreas com excesso de umidade, já que correm o risco de estufar, porém, o MDF Hidrófugo tem a vantagem de ser constituído por resinas especiais que o torna mais resistente à umidade.

.

No que diz respeito à coloração, os rodapés de madeira em MDF não exigem acabamento de cor, pois eles já possuem um revestimento em poliéster com diversas opções de cores. (consulte os modelos da Vert).

 

Conclusão

 

Como podemos ver, ao darmos a devida atenção aos rodapés, somos capazes de renovar completamente a cara de um ambiente, sem a necessidade de trocar outros elementos, como o piso por exemplo.

 

Com criatividade é possível usar esse item como um grande aliado na decoração interna da residência. Aproveite sua versatilidade e renove seus projetos.

 

Vale a pena lembrar que, para um resultado impecável é necessário contar com produtos de qualidade e mão de obra especializada.

 

Continue acompanhando o nosso blog e não perca nossas dicas!