Blog

Soluções para Espaços Pequenos

Decorar e mobiliar espaços pequenos pode parecer um grande desafio à primeira vista. Sempre queremos que caibam o máximo de coisas possíveis, mas sem deixar o cômodo parecendo lotado. Conheça agora algumas dicas incríveis para aproveitar melhor o seu espaço e criar seu ambiente dos sonhos!

 

Escolha bem os seus Móveis e onde colocá-los


Você não precisa abrir mão de móveis um pouco maiores na hora de decorar espaços pequenos, entretanto, é importante ser estratégico na hora de escolher onde colocá-los. Uma boa regra prática é certificar-se de que a peça principal (como um sofá na sala de estar, ou uma cama no quarto) não ultrapasse mais do que dois terços da parede atrás dela. Mantenha os móveis maiores sempre próximos das paredes, nos perímetros do cômodo para otimizar o espaço.

 

Alguns Móveis podem ser Multifuncionais

 

Existem tipos de mobília realmente engenhosos que podem te ajudar a otimizar espaço devido ao fato de que possuem mais de uma função de uso. Esse tipo de mobília tem a capacidade de se dobrar e economizar espaço quando não estão sendo utilizados. Pense em itens como sofás cama pequenos, mesas dobráveis de parede, balcões que também possam servir como escrivaninhas, e outros móveis que otimizem armazenamentos verticais são todos ótimos pontos de partida. Lembrando que eles não apenas irão ajudar em termos funcionais, mas também irão acrescentar um estilo moderno no seu espaço.

 

Tire proveito das suas Paredes

 

Não negligencie o poder das suas paredes, tire o máximo de proveito dos espaços verticais. Você pode fazer isso se utilizando de estantes e prateleiras que irão adicionar profundidade vertical. Se você tem alguma peça decorativa maior, como um vaso grande por exemplo, pense em acomodá-lo na prateleira. Quando você estiver instalando cortinas, instale os varões mais próximos do teto para adicionar uma sensação de altura maior no ambiente. Nichos também são uma ótima opção, pois além de permitirem que você brinque e crie composições nas suas paredes, acomodam muito bem e trazem destaque aos objetos dentro deles.

 

Cuidado com a desordem

 

Menos é mais quando se trata de criar um pequeno espaço bem projetado. Lembre-se de que mesmo seguindo as dicas anteriores e utilizando os móveis a seu favor, manter um espaço menor também pode significar que você tenha que reduzir a quantidade de pertences que você tem no seu ambiente. Com menos itens você diminui a chance de deixar algo bagunçado e isso também irá facilitar muito na hora da limpeza. Preste muita atenção nos espaços entre os móveis, sempre mantenha uma boa distância para que se movimentar dentro do ambiente seja algo agradável.

 

Ilumine! E também dê atenção aos espelhos

 

Algumas vezes pequenos espaços podem sofrer de falta de luz natural, e sabemos que uma boa iluminação tem o poder de tornar o seu ambiente mais aconchegante e agradável. Invista sem medo em fontes de luz para os seus cômodos, da cozinha até o banheiro. Existem muitas opções de iluminação de teto e parede, utilize ambas ao seu favor. Lembre-se também que os espelhos podem ajudar a refletir a luz no seu ambiente, e também são poderosos aliados para fazê-lo parecer um pouco maior. Considere colocar um espelho horizontal em uma das suas paredes, ou criar uma composição com diferentes formas e tamanhos.

 

Use portas de Correr

 

Portas de Correr são uma excelente opção para economizar espaço, além de permitirem a integração entre ambientes e deixar o espaço com uma sensação de amplitude maior, as portas de correr são uma ótima solução de privacidade, podendo ser fechadas apenas em momentos que se deseja maior intimidade. Utilize sempre portas de correr de qualidade, você pode saber mais sobre elas clicando aqui.

 

Siga estas dicas e com certeza você terá sucesso na hora de decorar um pequeno espaço! Você também pode encontrar muitas outras dicas interessantes como estas aqui no blog da Vert. Acompanhe os nossos conteúdos e fique sempre por dentro das melhores soluções para o seu ambiente!