Blog

Porta pivotante - O que é e como funciona?

A porta pivotante é o modelo de porta mais solicitado por quem procura tornar seu ambiente mais sofisticado e moderno. Com um design diferenciado, ela pode ser utilizada em apartamentos, casas e estabelecimentos comerciais.

 

No texto abaixo daremos mais detalhes sobre esse modelo e suas vantagens, continue a leitura para saber mais!

Detalhes da Porta Pivotante

 

Esse tipo de porta geralmente possui uma largura maior do que as comuns e uma das suas características mais marcantes, que as diferenciam das demais, é o seu sistema de fixação. Elas não possuem dobradiças, sendo assim, são fixadas com pinos na parte de cima e de baixo, girando em torno de um eixo vertical, o pivô. O nome pivotante deriva justamente dessa forma de abertura.

 

Esse mecanismo inovador possibilita um movimento de melhor qualidade na hora de abrir ou fechar, além de garantir mais leveza e flexibilidade no movimento.

Vantagens

 

Além da estética marcante, já que não possuem dobradiças e a suas ferragens ficam escondidas, a porta pivotante apresenta mais vantagens.

 

Uma delas é na otimização do espaço. Esse tipo de porta ajuda a economizar espaço e permite uma melhor organização de outros elementos da residência, como móveis ou itens decorativos.

 

Elas são encontradas em vários materiais e podem ser utilizadas em uma entrada principal ou em ambientes internos. A ausência de dobradiças também elimina possíveis ruídos na abertura da porta.

 

Instalação

 

Para instalar o kit Pivotante, é importante verificar se o vão já está acabado.  Verifique também se não há furos do tijolo aparente, se o piso está colocado e nivelado, e se o vão da porta está no esquadro.  Você pode medir a largura do vão na parte de cima e na parte de baixo para fazer essa conferência.  Assim como a espessura da parede.

 

Você deve deixar a parede com a tinta acabada, evitando assim sujar a porta e ao mesmo tempo danificá-la.

 

Existem algumas maneiras de instalar a porta pivotante de madeira. A mais comum é com espuma expansiva que leva menos tempo e é muito mais prático.

 

Normalmente, as partes da estrutura desse tipo de porta devem ser mais resistentes. Algumas partes da estrutura de uma porta pivotante devem ser bastante rígidas para evitar problemas relacionados a sua funcionalidade.

 

É importante lembrar que, é fundamental que a instalação seja feita da maneira correta, por isso, contar com uma mão-de-obra especializada impedirá problemas futuros. A Vert possui uma variedade de opções para você escolher o modelo que mais se encaixa com o seu projeto, visite nosso site!