Blog

O que é o batente para porta e qual sua função?

Seja na hora de construir ou reformar sua casa, existe uma grande variedade de elementos para escolher e deixar seu ambiente da maneira que você sempre quis. As portas e os itens que a compõem se destacam nesse momento, devido a necessidade e importância que representam.

 

O batente para porta é um desses itens que garante a qualidade, a resistência e o acabamento da porta. 

 

Sendo assim, se você tem interesse em saber um pouco mais sobre esse material e como ele pode influenciar na sua obra continue a leitura!

 

Para que serve o batente para porta?

 

O batente para porta é conhecido como a moldura da porta, instalado na parte interna. Mais do que garantir um caráter estético interessante aos cômodos, sua função principal é cobrir o pedaço da parede ao redor da porta, assegurando a proteção dessa região de possíveis danos. Ou seja, ele é responsável pela fixação e sustentação da folha da porta.

 

Vale lembrar também que, os batentes podem ser construídos atendendo alguns padrões de medidas específicos, geralmente para portas que ficam com dimensões distintas ou irregulares. Tudo isso sem abrir mão da estética e eficiência da vedação.

 

Dicas importantes

 

Certamente, uma boa maneira de tornar seu ambiente mais moderno e irreverente com batente para porta é manter as paredes brancas e aproveitar cores variadas, tanto do rodapé, quanto do batente.

 

No entanto, os tons escolhidos devem estar em harmonia com o restante da decoração.

 

Outro aspecto a ser considerado é o material. Como características, o batente é geralmente encontrado em materiais como a madeira , metal, plástico ou PVC.

 

A melhor pedida em termos de custo-benefício são os batentes de madeira. São leves, baratos, versáteis, podendo ser customizados de várias formas.

 

Os batentes possuem enorme versatilidade, como os modelos que possuem canal para regulagem, por exemplo.  Se você tem uma parede de 14cm de espessura, existe a opção de instalar um batente de 12 cm, e fazer a regulagem para 14cm com a aba da guarnição.  Sendo assim, caso a parede possua alguma imperfeição esse ajuste pode ser realizado.  

 

Este modelo também é interessante para as lojas que revendem o produto, pois você tem um estoque de batentes mais enxuto, e pode oferecer assim mais opções de acabamentos para os seus consumidores.

 

Atenção na hora de instalar

 

As paredes devem estar em perfeitas condições e com acabamento finalizado. Não poderá haver rachaduras, muito menos umidade, caso contrário, o procedimento será dificultado e a qualidade juntamente com o desempenho do produto será prejudicada.

 

A instalação desse item é uma tarefa destinada frequentemente para profissionais da construção civil envolvendo cuidados ligados à largura da porta e assentamento do batente. 

 

Portanto, conhecer os detalhes de todo o processo é fundamental para que não surjam falhas no projeto.

 

Conclusão

 

O batente para porta é, sem dúvida, um dos elementos de extrema importância na construção civil. 

 

Se não escolhido da forma correta pode ocasionar defeitos e problemas em seu funcionamento. O correto é você começar a sua obra da melhor forma, escolhendo um batente de madeira de muita qualidade.

 

Nós aqui da Vert possuímos batentes para porta de madeira, acabados e pré-pintados, que podem se encaixar muito bem com o seu projeto. Conheça um pouco mais dos nossos produtos e visite nosso site!