Blog

Aprenda a conservar móveis de madeira.

A madeira nunca sai de moda, sua versatilidade e beleza permitem que sua utilização como parte da decoração seja feita de diversas formas. Seja por meio de móveis, portas ou objetos decorativos.

 

Quem tem um móvel de madeira sabe o valor que esse elemento é capaz de trazer a qualquer ambiente da casa. Mas o que fazer para conservar móveis de madeira, evitando que eles não precisem ser trocados a curto prazo? 

 

Embora a qualidade e a durabilidade da madeira sejam reconhecidas, esse material merece cuidados especiais justamente para evitar danos, sejam na sua aparência ou no funcionamento das peças.

 

Os cuidados dependem muito do tipo de acabamento e de madeira em que os móveis foram fabricados. Sua manutenção é fácil e barata e sua limpeza fácil.

 

Precisa de ajuda nesse processo? Abaixo listamos algumas dicas para te ajudar a conservar móveis de madeira por muito mais tempo!

 

Limpeza

 

A higiene não só garante sua vida longa como o protege de pragas naturais, como o cupim. Por ser um material orgânico, precisa de cuidados especiais na hora da limpeza.  

 

Comece tirando o pó, nesse caso, as flanelas são as mais indicadas, pois não soltam fiapos e nem arranham a superfície. Separe um pano só para este fim. De uma atenção especial aos acabamentos como relevos e ranhuras.

 

Para móveis envernizados, como portas, passar um pano umedecido com sabão à base de óleo, e outro pano seco em seguida para tirar qualquer residual de produto que tenha ficado. Uma dica muito importante é procurar limpar sempre seu móvel no sentido do veio da madeira. 

 

Para móveis pintados, em especial portas brancas, dê preferência a produtos neutros como sabão de coco diluído em água para passar na superfície preferencialmente com uma esponja.

 

Água e umidade são vilões

 

Se tem uma coisa que não combina é água e madeira, por isso, mantenha seu móvel o mais longe possível dela.

 

Jamais jogue água nas áreas próximas aos móveis de madeira, e principalmente em áreas próximas às folhas das portas, essa proximidade com a umidade fará com que o processo de desgaste seja acelerado, além de ocasionar a dilatação e o estufamento do material. 

 

Manutenção periódicas e regulares

 

Especialistas recomendam o uso de cera de abelha para proteger a madeira, e seu uso ainda preenche pequenas ranhuras. 

 

Elementos como parafusos, puxadores e dobradiças devem ser verificados com frequência para uma rápida substituição ou reparo. Por fim, faça manutenções regulares nos parafusos, dobradiças e portas para conservar o uso por muito tempo.

 

Agora que você já sabe como cuidar dos seus móveis de madeira, que tal dar uma olhadinha no catálogo da Vert? Temos portas de alta qualidade e durabilidade, e com grandes diferenciais de certificação que comprovam sua superioridade.

 

Obtenha mais dicas sobre conservação e durabilidade, conferindo os outros posts do blog da Vert!